Skip to content

O que é Aftermovie? Por que fazer para seu evento?

Aftermovie é um vídeo de curta ou longa duração divulgado nas redes sociais pós-evento que mostra os melhores momentos de festivais, shows e festas.

O objetivo do aftermovie é de fortalecer a marca e também “vender” o evento, o tornando cada vez mais conhecido e assim criar um desejo e necessidade na mente do público alvo. Esses dois objetivos unificados, aliados a um plano de divulgação bem feito e uma identidade visual marcante, são a melhor ferramenta comercial que um produtor de eventos pode ter em mãos. Podemos dizer que o fortalecimento da marca gerada pelo Aftermovie irá proporcionar um aumento de vendas orgânicas nas futuras edições do evento.

Pode-se dizer que este formato nasceu em 2011 com o Tomorrowland.

Embora já houvessem coberturas de grandes festivais em forma de vídeo, mas elas não tinham essa modelagem do Aftermovie. Eles começaram a produzir verdadeiros filmes, que mostravam de forma muito bonita e emocionante grandes momentos do festival. Assim, o espectador começou a ser inserido de forma muito mais intensa na atmosfera que essas grandes festas proporcionam. Como acontece com todo tipo de produto, essa inovação criou uma necessidade em todos os demais festivais. O caminho estava aberto.

O Tomorrowland é o que é hoje em dia muito em função dos Aftermovies que ele produziu. Foram esses filmes que mostraram ao mundo o que era vivenciar essa experiência. Digo isso sem nenhum exagero, pois os milhões de views de cada edição do Tomorrowland são a prova viva que o Aftermovie funciona. O Aftermovie se explorado de forma correta, pode ter grande parte de seu investimento pago pelo próprio Youtube através de retorno em publicidade.

Por que sua empresa deve se preocupar com Aftermovie?

Muito produtores de eventos tem se desdobrado hoje para conseguir encantar seus públicos
para que compareçam em suas celebrações. Para isso produzem Vídeos Teasers que tem por alvo, dar um gostinho do que se pode esperar do evento. Expectativa criada, público estimulado, evento recheado de gente se divertindo, marcas ativadas e etc. Tudo como precisa ser. Se o evento foi um sucesso, por que não transformar todas estas imagens que remetem a experiências únicas em um grande registro viral?

Para que os que estiveram presentes digam: “Eu estive lá e aproveitei tudo isso!” e para os que não estiveram que se comprometam a não perder o próximo. Porque o Aftermovie é a maneira que o público que não foi ao festival tem de sentir a essência do evento.

Para que um Aftermovie surta efeito, é necessário um produção com muita qualidade e que tenha condições de externar o espírito positivo existente no evento.

As tomadas de imagens precisam ser bem feitas, as pessoas mostradas devem se sentir estimuladas a evidenciar sua satisfação com a experiência usufruída. Assim como nós quando tiramos uma selfie no nosso quarto estamos preocupados com a arrumação do mesmo, os promotores também sentem esta necessidade. A necessidade de melhorar o evento para obterem um melhor Aftermovie, que como consequência trará mais público e patrocinadores ao evento.

Veja o exemplo de um dos muitos Aftermovies que produzimos aqui na Conteúdo Hype. 

Legal não acha? Seu evento também pode (e deve) ter essa poderosa ferramenta de promoção. Quem já fez um Aftermovie sabe o quanto eficiente ele é.

Conclusão

Como ferramenta promocional, não há como dizer que o Aftermovie não seja impactante e que crie sentimentos de desejo pelo evento.

Todos os grandes festivais, shows, celebrações e outros são impulsionados cada vez mais pelos Aftermovies e os resultados comprovam sua eficiência.

O uso continuo desta ferramenta se justifica visto que evento após evento o público é estimulado a aguardar o próximo com grande expectativa.

As marcas patrocinadoras são evidenciadas como parte do cenário e complementam o ambiente de forma a serem lembradas. As ativações acontecem de forma intensa.

O cuidado no planejamento e na execução do Aftermovie é fundamental, pois ele deve exalar toda o clima existente no evento, não podendo dar a conotação de mera filmagem.

Os profissionais envolvidos devem entender o propósito do evento e potencializar os pontos positivos dele.

A captação de imagem deve dar vida, por meio da tela, dos sentimentos dos participantes. A trilha sonora deve ser estimulante e estar alinhada com o contexto.

A pós produção deve se encarregar de fazer uma junção harmoniosa de todos estes elementos para que possam expressar a importância do evento.

Desta forma, deve-se encarar os Aftermovies como uma ferramenta de comunicação de impacto, que precisa mexer nos sentimentos dos que assistem.

Não devem ser vistos apenas como um mero registro do que aconteceu. O Aftermovie tem que ter vida, tem que causar o profundo desejo de ser parte daquilo.

Dada esta responsabilidade, é importante contar com uma empresa que tenha grande experiência na produção deste conteúdo.

A Conteúdo Hype é nossa sugestão, pois seu longo currículo a credencia a ser sua parceira na produção de seus Aftermovies.

Visite nosso site e veja vários exemplos neste sentido.